logo comigo2.png

Por onde começar a ler a Bíblia para entendê-la mais facilmente? 

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular?
 
Você Pergunta: Sou nova convertida e estou com muito desejo no coração de entender mais da Palavra de Deus! Mas fico um pouco confusa, pois a Bíblia é um livro bem complicado de ler e entender. Como devo começar? Por onde? Você poderia dar algumas dicas de como um novo convertido pode começar a ler a Bíblia para entendê-la melhor?

 

Cara leitora, é sempre muito motivante para mim ter contato com pessoas que amam a palavra de Deus e desejam de coração aprender mais dela com muita vontade. Vou te passar abaixo uma série de dicas bem interessantes baseadas em minha experiência de mais de 15 anos ensinando a palavra de Deus na igreja.
 
Essas dicas, tenho certeza, te ajudarão muito no seu crescimento do estudo da Palavra do Senhor.
como-comecar-a-ler-a-biblia.jpg

Como começar a ler a Bíblia?

A Bíblia é um livro para ser estudado. A simples leitura sem uma certa organização não te dará um entendimento mais profundo sobre ela.
 
Estamos falando de centenas de anos e centenas de histórias contadas, de uma cultura diferente da nossa, de leis dadas por Deus, profecias, etc.
 
Ou seja, temos muitas coisas a aprender. Sabendo disso, a primeira dica é que o iniciante tenha pelo menos dois objetos importante ao ler a Bíblia, que é a própria Bíblia e também um dicionário simples.
 
Isso porque, sabemos, cada pessoa tem uma compreensão de um certo número de palavras de nossa língua e, com certeza, na Bíblia ou mesmo em qualquer livro que lemos, existem palavras que não conhecemos e precisamos passar a conhecer.
 
Nada melhor do que aprender palavras novas ao ler a Bíblia! Isso faz toda a diferença na compreensão de um texto bíblico. Veja esse exemplo:

 

“Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do SENHOR; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor” (Isaías 5:7).

 

Provavelmente numa primeira leitura você não saberia ao certo o que está querendo dizer esse texto, pois existem 2 palavras pouco usadas atualmente, que são “dileta” e “quebrantamento”.
 
Numa pesquisa rápida no dicionário descobrimos que dileta significa “querida” e quebrantamento significa “violação”. Assim fica bem mais fácil compreender agora, não é verdade?
 
Uma outra forma interessante do iniciante aprender mais é usando uma versão da Bíblia com linguagem mais atual como a Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH) ou a Nova Versão Internacional (NVI).